Às vezes, a funcionalidade e experiência do usuário (UX) em um site pode fazer ou quebrar um negócio.
Coisas como otimização móvel ou tempo de carregamento de página que se fala com tanta frequência no mundo SEO, são simplesmente porque um usuário não terá qualquer hesitação em sair, se eles não estiverem tendo uma experiência positiva em seu site. É simples assim.
Dito isto, nem todos os “bons” sites são criados iguais.
Quanto mais pesquisa que se faz sobre a experiência do usuário , quanto mais aprendemos sobre como otimizar para obter melhores resultados de conversão, mais percebemos que a experiência do usuário é mais do que apenas um site rápido, que parece simples de usar.
Cinco ajustes que melhoram a experiência do usuário
Abaixo segue uma lista de cinco ajustes na experiência do usuário que você pode fazer para obter melhores conversões, muitas delas ainda não percebidas em seu site:
1) Otimizar a “repetição” de botões call-to-action
Uma das descobertas mais impressionantes tem sido em relação ao layouts repetitivos com os botões de CTA (call-to-action) em bom português, chame para à ação.
A única coisa que foi alterado nestes testes a partir de uma página de controle foi um botão CTA adicional na parte inferior da página, bem como o início da página.
Isso tem mostrado ter um efeito médio de 84% para a conversão nas páginas dos produtos . Então, ao invés de apenas ter o botão CTA que você deseja que os usuários cliquem no topo da página, adicione um botão de CTA adicional na parte inferior e você verá uma mudança enorme em sua conversão.
A imagem abaixo mostra bem a situação, na primeira imagem existe apenas um botão CTA, já na segunda foi adicionado uma opção a mais pro usuário.
2) Depoimentos Sociais = descrições de negócios e conteúdo
O envolvimento do usuário é uma grande parte do ranking organicamente, então quanto mais você puder obter pessoas falando sobre sua marca de uma forma positiva, será melhor para o seu SEO. Por que não usar isso a seu favor?
Uma das melhores maneiras que você pode melhorar a experiência do usuário é usar depoimentos sociais em seu site ao invés de fornecer apenas descrições que você escreveu.
Depoimentos, têm sido comprovado, que ajuda nas conversões, porque os usuários se sentem seguros em confiar na experiência dos outros. Este ajuste pode fazer uma diferença substancial de como sua marca é percebida.
Tomemos por exemplo esta bela página de depoimento do software de contabilidade Xero:
Os visitantes podem clicar através de vídeos e ouvir diretamente de outros usuários sobre a sua experiência com o produto e ver citações imediatamente ao lado do vídeo.
Esta é realmente uma ótima maneira de usar depoimento social, em vez de falar sobre os aspectos positivos do seu produto ou serviço a si mesmo.
Os vídeos de Xero também são realmente de alta qualidade e mostram que eles estão empenhados em contar a história e perspectiva de seus clientes, o que é realmente impressionante para as pessoas que estão decidindo fechar o negócio.
3) Recomendar produtos ou serviços (em detrimento de outros que você oferece)
Você já esteve em um restaurante onde algo é destacado no menu, como uma recomendação pessoal ou do cozinheiro chefe? Ou talvez você já se deparou com um item que é uma escolha “popular” por outros?
Recomendar um determinado produto ou serviço, através da recomendação de alguém, tem demonstrado um aumento significante da conversão.
Quando são dadas as pessoas muitas opções, muitas vezes torna-se difícil e leva um certo tempo para se tomar uma decisão. Quando essa situação ocorre, as pessoas muitas vezes são propensas a recorrer a recomendações e são mais propensa a opinião dos outros para realizar uma compra.
Se a sua empresa oferece uma variedade de produtos ou serviços talvez isso seja algo que você queira considerar. É um ajuste fácil e pode realmente melhorar a experiência do usuário na páginas de produtos.
4) Fornecer menos campos para preencher
Se você quiser obter mais pessoas inscritas em sua lista de discussão, por vezes, a melhor maneira de obter é, na verdade, usar menos campos de uma só vez.
Em muitos casos, você pode eliminar campos e ainda obter a informação que você precisa.
Pergunte o que é realmente necessário para ter um visitante em sua lista de e-mail (geralmente é apenas seu nome e e-mail) e considere se é realmente necessário que ele tenha que preencher outros campos que não acrescentarão nada de diferente.
Este particular, este ajuste na experiência do usuário temi mostrado ter um aumento eficaz de + 7,6% na taxa de aumento de inscritos numa lista de emails por exemplo. O resultado ao alterar este formato vs um controle com vários campos foi de + 53% usando menos campos.
Veja o exemplo desta página de capturas:
No exemplo da revista Saúde das Mulheres acima, todo o site pede (pelo menos inicialmente) o e-mail do visitante, a fim de obter acesso a um treino de 21 dias. Esta é a maneira perfeita para levar as pessoas em sua lista de discussão, sem bombardeá-los com muitos campos para preencher.
5) layout limpo e menos barreiras
Por último, um dos ajustes mais bem sucedidos que você pode fazer é ter um layout limpo, com menos barreiras. Então, muitos sites têm barra lateral, barra superior, as opções da barra de fundo … e pode ser totalmente esmagadora para os usuários ao navegar no site.
Lembre-se, o objetivo é orientar as pessoas onde elas devem ir sem todas as conjecturas. Tomemos por exemplo o layout do site a seguir:
O site utiliza um formato limpo e focado, que atrai o visitante para a ação que deseja que eles tomem.
Por exemplo, eles apresentam algumas peças de conteúdo e, em seguida, pedem que o usuário “role para baixo o mouse.” Ao fazer isso, eles podem usar um formulário de rolagem infinita e não exigem que o usuário tenha toda a informação em seu campo visual de imediato. Isto, obviamente, torna as coisas muito mais claras e intencionais.
As barreiras no site, competem por atenção com o setor de conteúdo claro e simples. Não há realmente nenhuma razão para sobrecarregar um usuário com elas, e, na verdade, será mais provável conseguir um resultado positivo dos visitantes em termos de conversão se ajustar a uma apresentação mais limpa.
O que você acha desses ajustes? Você pretende implementar qualquer um desses seu site?
Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo -gostaríamos de ouvir de você!