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Anúncios Pagos: 5 maneiras de diminuir o CPC no Facebook

Você já se perguntou como reduzir seus custos de publicidade no Facebook e melhorar o retorno do seu investimento? Seu instinto está certo: diminuir o CPC no Facebook (custo por clique) se traduz em mais cliques e aumentar as vendas, com o mesmo orçamento.

Os especialistas em SEMgage frequentemente precisam explicar que tornar o CPC de anúncio do Facebook mais econômico, “depende de muitos fatores diferentes”. Não há UMA, resposta definitiva. Tivemos algumas campanhas de clientes que alcançaram mais de 1000 pessoas no Facebook por apenas R$ 7!

Realmente não importa o tamanho do seu negócio, você deve estar sempre em busca de novas oportunidades de otimização sobre como reduzir seus custos com anúncios no Facebook e melhorar o retorno sobre o investimento (ROI).

Nesta postagem, daremos a você 5 dicas mais úteis e concretas para diminuir o CPC no Facebook, para que você possa aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade.

O que é custo por clique no Facebook (CPC)?

Custo por clique, ou CPC, é uma métrica que demonstra quanto, em média, cada clique em um link custa para você. O CPC permite que você analise a eficiência e o desempenho de seus anúncios no Facebook.

Então, como o CPC é determinado? O CPC do anúncio do Facebook é calculado como o valor total gasto dividido pelos cliques no link.

Se você está se perguntando: “Qual é o CPC médio no Facebook?”, A resposta é que depende do seu nicho de mercado. De acordo com a Wordstream, os anunciantes de produtos relacionados ao mercado financeiro têm os custos de anúncios mais altos no Facebook: o CPC médio é de R$ 3,77.

Quanto ao vestuário, o custo médio por clique no Facebook para esse setor é de R$ 0,45. Esses são os cliques mais baratos em anúncios do Facebook. O custo médio por clique no Facebook em todos os setores é de R$ 1,72.

Agora, vamos descobrir na prática como diminuir o CPC no Facebook.

1. Compreenda a sua Classificação de Qualidade

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é uma Classificação de Qualidade e porque esta afeta diretamente o CPC do anúncio no Facebook.

A pontuação de relevância é uma métrica que varia de “muito baixa” até “acima da média”, permitindo que você saiba o quão relevante um anúncio é para seu público-alvo. Uma Classificação de Qualidade muito baixa é muito ruim; isso significa que seus anúncios não são relevantes para o seu público. O Facebook só continuará a exibi-lo se você pagar mais. Por outro lado, uma Classificação de Qualidade acima da média significa que seu anúncio corresponde perfeitamente ao público-alvo.

Diminuir o CPC no Facebook - Pontuação de Relevância

Os componentes da Classificação de Qualidade são totalmente baseados no feedback positivo e negativo esperado. Quanto mais interações positivas você espera que um anúncio obtenha, maior será a pontuação.

A Classificação de Qualidade será atribuída somente depois que seu anúncio foi exibido mais de 500 vezes. Caso você tenha um orçamento baixo, pode demorar um pouco até que você veja a pontuação.

Como verificar sua Classificação de Qualidade?

É muito fácil. Abra seu Gerenciador de anúncios, selecione uma campanha e, em seguida, selecione um conjunto de anúncios. Na guia “Anúncios”, você verá a lista de anúncios que lançou, cada um deles com sua própria Classificação de Qualidade.

Pontuação de Relevancia - Facebook

No exemplo acima, usamos uma campanha de um de nossos cliente, é uma imobiliária de alto padrão, este tipo de de nicho é bem concorrido e costuma ter um CPC bem alto.

Aqui estão algumas coisas a serem consideradas se você deseja melhorar seu Índice de Relevância (e, eventualmente, diminuir o CPC no Facebook):

  • Seja muito específico com sua segmentação; tente estreitar seu público-alvo;
  • Pense em como sua imagem e mensagem corresponderão às preferências de seu público;
  • Sempre atualize seus anúncios;
  • Experimente mostrar anúncios diferentes para o mesmo público, sempre teste tudo;
  • Evite usar conteúdo ofensivo e enganoso.

2. Certifique-se de ter como alvo um público mais específico

Ser o mais específico possível com seu público-alvo é uma das dicas mais importantes e úteis para reduzir o CPC de anúncios no Facebook.

A execução de campanhas com segmentação específica e restrita oferece uma vantagem reconhecível: você sabe exatamente a quem está almejando. Essa clareza deve levar você a criar ofertas especiais e anúncios que interessem ao seu público.

Além disso, ao reduzir seu público-alvo, você pode diminuir significativamente a concorrência de outras marcas que visam as mesmas pessoas. Nesta guerra de lances, você só precisa dar lances para as pessoas que realmente deseja alcançar.

3. Foco no aumento da CTR

Para reduzir seu CPC, comece a se concentrar na taxa de cliques (CTR). Aumentar a CTR aumenta a pontuação de relevância porque o Facebook reconhece que seu público está respondendo à sua oferta. É uma combinação!

Quer saber como diminuir o CPC no Facebook? Use estas dicas para aumentar sua CTR de anúncios do Facebook primeiro:

  • Use um título fascinante em seus anúncios. O texto dos anúncios do Facebook é uma das primeiras coisas que um cliente em potencial percebe, então tente ser muito direto e atraente com o texto do seu anúncio;
  • Faça sua imagem se destacar no Feed de notícias. Escolha imagens de alta qualidade do seu produto ou associadas ao seu negócio. Use cores brilhantes e contrastantes. Inclua pessoas que demonstrem emoções positivas ao usar seu produto;
  • Use os botões de call to action corretos. Como mostra a pesquisa, usar um botão de CTA melhora a CTR no Facebook em mais de 80%, então tente selecionar a frase de chamariz que se correlaciona com o que você deseja que seus espectadores façam.

4. Procure sobreposição de público

Um grande problema com a veiculação de campanhas de anúncios no Facebook é a sobreposição de problemas de público quando você promove diferentes conjuntos de anúncios para o mesmo público. Quanto maior a sobreposição, pior será o desempenho de suas campanhas e maior será o CPC ao competir consigo mesmo.

Não desperdice seu dinheiro lutando pela atenção do mesmo público: use a ferramenta de sobreposição de público do Facebook para verificar se os públicos estão se sobrepondo significativamente – e, se houver, exclua mutuamente esses públicos para evitar fazer lances contra você.

Verifique a sobreposição de público com estas etapas:

1º – Abra o gerenciador de anúncios;

2º – Na barra a esquerda escolha “Públicos”;

Sobreposição de audiencia - Facebook

Depois disso, clique na guia “Ações” e escolha “Mostrar sobreposição de público”.

Aba Sobreposição de audiencia - Facebook

Você pode selecionar vários públicos para comparar e ver a porcentagem de usuários sobrepostos entre esses públicos.

5. Não negligencie o acompanhamento de conversões e utilize o retargeting

Você sabia que ter o acompanhamento de conversões do Facebook configurado com precisão o ajudará a reduzir o CPC de suas campanhas de publicidade?

O rastreamento de conversões não se trata apenas de medir o retorno sobre o investimento; na realidade, ele ajuda a aumentar a receita gerada com seus anúncios do Facebook – o objetivo principal de qualquer anunciante. Portanto, se você quiser saber como diminuir o CPC no Facebook, não ignore o rastreamento de conversão.

O Facebook torna o rastreamento de conversão incrivelmente simples com o Facebook Pixel. Uma vez instalado, o Facebook Pixel age da mesma maneira que o código do Google Analytics – ele vai para todas as suas páginas e ajuda você a rastrear o que quiser, além de ser capaz de criar qualquer público que desejar.

Esses dois públicos de remarketing provaram ser os mais eficazes:

Público do arquivo do cliente: você pode fazer upload de uma lista de e-mails de seus clientes que o Facebook combinará com as contas para você fazer o remarketing.

Público de tráfego do site: você pode criar um público de remarketing com base em visitas anteriores a sites.

Apenas um fato interessante para você saber – os anúncios de remarketing do Facebook geram 3 vezes mais engajamento do que os anúncios normais do Facebook.

Trabalhe para diminuir o CPC no Facebook

Agora que você sabe como reduzir o CPC nos anúncios do Facebook, comece a implementar essas dicas úteis hoje mesmo. Você verá quanto seus custos de anúncios do Facebook mudarão amanhã.

Existem muitos fatores que podem afetar os custos dos Anúncios do Facebook, incluindo sua segmentação por público-alvo, estratégias de lances, rastreamento de conversão e Pontuação de Relevância. Saber como melhorá-los fornece ferramentas essenciais que ajudarão a preservar seu orçamento de publicidade.

Caso necessite de ajuda para gerenciar suas campanhas de anúncios no Facebook, fale conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a) a reduzir seus custos e aumentar incrivelmente as suas vendas.

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