Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Marketing Digital

Como aumentar as vendas: o que meu site precisa para Vender Mais!

Como aumentar as vendas - o que meu site precisa para Vender Mais

Como aumentar as vendas? Bom, se Você chegou até este post, com certeza, é por dois motivos bem simples:

1º – Você tem uma loja virtual ou um site institucional da sua empresa, precisa urgentemente inventar uma maneira de aumentar as vendas, fechar mais negócios… e com a crise, o bicho tá pegando, as contas estão chegando, e vendas não estão cobrindo seus custos!

Ou

2º – Viu um vídeo na internet ou fez um curso online, onde aparecia um cara bonitão em uma sala cheia de livros atrás dele, falando que era um fracassado, um sujeito sem dinheiro que inventou um método incrível, onde você também pode viver sossegado, no conforto do seu lar, ver seus filhos crescer e dinheiro nunca mais será um problema, basta ter um site ou blog e vender alguns infoprodutos… blá blá blá…

Bem, posso está sendo meio cruel com Você, mas, 90% dos Clientes que chegam até a Fábrica de Artigos, passam por estes probleminhas citados acima.

Talvez Você esteja pensando agora…

  • “Não, este não é meu caso, afinal eu sei tudo sobre inbound MARKETING, email MARKETING, social MARKETING, MARKETING direto, MARKETING de atração, MARKETING de conteúdo, MARKETING DISSO, MARKETING DAQUILO, tudo com a palavra marketing, eu desenrolo.”

Será mesmo… e as vendas? Cadê o dinheiro?

Você pode até ter muita teoria guardada em sua cabeça, ter visto muitos vídeos, comprado e feito dezenas de cursos, seguir vários gurus no Instagram, mas, se não consegue transformar tudo isso em vendas, em dinheiro de verdade, pode ter perdido seu tempo.

A partir de agora vamos mostrar algumas dicas simples de como aumentar suas vendas ainda esta semana, dicas que você poderá colocar em prática ainda hoje, começando aqui mesmo dentro do nosso site. Ah, não se preocupe, não vou vender nada a você! Este não é um daqueles artigos que você ler e no final tem uma chamada vendendo alguma solução mágica, pelo contrário, apenas vamos mostrar a direção correta que deve seguir.

Sem enrolação vamos ao que interessa…

Como aumentar as vendas? O que meu site precisa para vender mais?

1 – Designer do seu site

o que meu site precisa para vender mais

Um site bonito é como uma loja bonita, seus Clientes vão se sentir preciosos, vai dar gosto navegar nas páginas dele, conferir as novidades, eles irão demorar mais tempo e garanto que vão comprar mais.

Talvez Você não saiba, mas no Brasil hoje, 82% dos acessos a internet são feitos através de dispositivos móveis como Smartphones e tablets. De acordo com dados do próprio Google: 53% dos usuários de celular abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar.

Ainda tem mais… de cada 10 visitantes, apenas 2, permanecem mais do que três segundos em um site que não seja atraente, e nem adianta colocar um pop-up chato adulando o visitante a permanecer mais tempo, ele vai embora de qualquer jeito, depois não adianta ficar pensado “o que meu site precisa para vender mais” ou “puxa vida, como aumentar as vendas?”.

Vamos resolver este problema! Agora, em uma nova aba do seu navegador, acesse seu site, dê uma boa olhada nele e responda:

  • Ele é rápido para carregar? Leva em média quanto tempo? (Se Você não faz a mínima ideia de como saber isso, acesse o Google Pages Speed, insira a url do seu site e deixe o próprio Google responder).
  • As suas cores são claras e as letras são bem legíveis? Qualquer pessoa consegue lê-lo, mesmo se for em um celular?
  • Ele tem muitos anúncios? Muitos Banners?
  • Ao entrar no seu site, o Cliente encontra logo um botão do WhatsApp ou um pop-up tirando sua atenção? (Ao invés de fazer propaganda de graça para o WhatsApp ou pedir para o cliente baixar algo ou se inscrever sem ao menos conhecer Você, o ideal, é que a primeira coisa a ser vista em seu site seja seu produto ou serviço mais vendido).
  • As imagens de seus produtos são profissionais ou você costuma pegar qualquer uma no Google imagens? (na imagem acima, note que nas imagens dos produtos, existem umas grandes e outras pequenas, um lixo. Suas imagens devem ter qualidade, representar sua empresa).
  • As informações sobre seu negócio estão visíveis, podem ser vistas facilmente, principalmente se tiver CNPJ?
  • E a Página de contatos, existe uma no seu menu? Esta página tem algum formulário que possa ser respondido rápido, em menos de um minuto?

Bom, se conseguir modificar pelo menos a metade do que foi apontado acima, já será uma grande passo.

2 – Identifique seu Público Alvo e crie uma Persona

Como aumentar as vendas - Identifique seu Público Alvo e crie uma Persona

Para cada modelo de automóvel, existe uma roda e um pneu diferente, é extremamente importante saber disso, para não tentar colocar um pneu de fusca em um caminhão. Parece uma analogia meia boba, estúpida, mas, com Clientes e Produtos é quase a mesma coisa.

Hoje no mundo dos negócios, Você precisa não só conhecer seu produto ou serviço, mas, saber ao certo para quem ele se encaixa, quem necessita dele, a palavra é exatamente esta “necessita”. A maioria dos Clientes na internet, só compram porque estão necessitando de alguma coisa, possuem um problema e esperam que este possa ser resolvido em seu site.

Assim, vamos identificar o seu público alvo. Não confunda público alvo com Personas, não tem nada a ver!

Calma, vou explicar…

Público Alvo é a região onde você vai atuar, onde reside, onde encontra-se seu público comprador, Você não pode ter um restaurante em São Paulo e querer entregar comida quente em Curitiba no Paraná. Assim, abra seu bloco de notas, e escreva a região onde deseja atender (vender).

Uma vez que selecionou a região de atuação, vamos criar a sua Buyer Persona ou simplesmente Persona. Deixa eu explicar… a Persona é uma pessoa imaginária que iremos criar apenas para ter uma base de como é seu Cliente, é bem simples, basta responder:

  • Meu Cliente, é homem ou Mulher?
  • Qual a sua média de idade? (o ideal é separar os clientes por idades, ex: 20 a 24 anos, 60 a 65 anos. Porquê isso é importante? Bom, Você não vai querer vender um Skate para um velinho de 90 anos, vai? Vai não… isso é maldade, rsrs)
  • Qual a cidade onde mora?
  • Trabalha? Em que trabalha?
  • Quanto ganha em média por mês?
  • Qual o seu grau de escolaridade?
  • É casado, solteiro? Tem filhos, quantos?
  • O que gosta de fazer nas horas de folga?
  • Quais suas redes sociais favoritas?
  • Quanto tempo passa por dia nestas redes sociais? Quais os dias preferidos?
  • Tem email? Costuma ler todos os dias?
  • Como acessa a internet? Computador, Smartphone ou prefere um tablet?
  • É exigente nas compras? Você consegue atendê-lo sem demoras?

Bem, os pontos acima são apenas uma base para criar uma Persona que fará toda a diferença em como aumentar suas vendas, elas podem variam de produto para produto, de serviço para serviço, de região para região, cabe a você incluir maiores informações, o certo é que, quanto mais souber sobre seu Cliente, melhor será para fidelizá-lo depois.

3 – Tenha um Blog que sirva para alguma coisa 

Tenha um Blog que sirva para alguma coisa

Beleza, você já sabe quem é seu Público alvo, já criou suas Personas, agora chegou a hora de criar autoridade, fazer com que suas personas confiem no seu produto, voltem sempre ao seu site, em outras palavras, chegou a hora de não perder seu Cliente de vista, manter contato constante com ele, mantê-lo por perto o ano inteiro.

Se seu blog for novo, ainda não tiver conteúdo estrutural, não comece enchendo ele de porcarias, colocando qualquer coisa, só pra deixar ele mais bonitinho. Isso só vai interferir negativamente no seu SEO, vai prejudicar o carregamento das páginas e não vai ajudar em nada nas vendas. Todo Blog novo precisa primeiramente de “Conteúdo Estrutural“, é o alicerce para começar a desenrolar o seu negócio.

Se seu Blog já tiver muito conteúdo, faça uma revisão, procure encaixar cada post de acordo com cada Persona, aqui na Fábrica temos um serviço que analisa o conteúdo de seu site e deixa ele afinadinho de acordo com cada Persona, se quiser saber mais informações sobre o serviço basta entrar em contato.

O ideal seria ter um Funil de Vendas para gerar bons leads, garantido novos contatos e criando uma lista de emails que será usada depois, mas, isso é um outro assunto, um pouco mais complicado e demorado, prometo que em breve teremos um artigo completo sobre funil de vendas profissional, daqueles que transforma seu site em uma máquina de vendas.

Voltando ao nosso assunto de como aumentar as vendas…

Poste em seu blog, um artigo para cada tipo de Persona, por exemplo, se criou 5 Personas com sexo, idades, cidades e perfis diferentes, publique um artigo para cada uma delas. Se são 5 personas, o ideal seria um artigo por semana para cada uma, ou seja 5 artigos diferentes por semana.

Vou dar um exemplo simples…

Digamos que você venda cosméticos, e sua Persona 1, que vamos chamar de “Dona Margarida”, é uma jovem senhora de 35 anos, é casada, tem dois filhos menores, por ser dona de casa, trabalha apenas meio período como cozinheira. No corre corre da semana, talvez por cansaço ou por causa das crianças, ela não consegue acessar a internet todos os dias, mas, ama no final de semana ficar algumas horinhas no Facebook vendo vídeos e compartilhando artigos virais com suas amigas.

Para esta Persona, o ideal seria postar um artigo toda sexta ou sábado, sobre saúde, beleza feminina, cuidados com a pele, com as mãos, e dentro deste post, dedicar um subtítulo apenas para destacar os seus produtos, como esmaltes, cremes, óleos hidratantes, etc.

Se toda semana você postar novidades, com certeza isso vai deter sua atenção, ganhar sua confiança, gerar autoridade, isso fará a Dona Margarida pensar primeiro em Você na hora de decidir comprar algum cosmético. Embora esta não compre de cara, existe a possibilidade que ela compartilhe o post, gerando tráfego orgânico para seu site e trazendo novas clientes.

As Personas são os fatores mais importantes para qualquer negócio. Se Você possui um site, por menor que seja seu negócio, não há como aumentar as vendas em o uso delas.

4 – Como alcançar as Personas 

Com o conteúdo publicado, chegou a hora de chamar a Persona para lê-lo. Vamos continuar usando a persona 1 do exemplo passado, lembra, a Dona Margarida.

Como aumentar as vendas - Como alcançar as Personas

Nas informações que tenho dela, eu já sei que a mesma gosta de nos fins de semana ficar no Facebook vendo vídeos e compartilhando artigos virais com suas amigas, então, vamos usá-la como referência para atrair mais Personas.

Após publicar um novo artigo em seu Blog, copie a url do mesmo e publique na sua página (fan page) no Facebook. Após isso, aparecerá um botão indicando “Impulsionar Publicação”, é aí onde vem o pulo do gato, crie uma pequena campanha, impulsionando a postagem. Você será direcionado a uma nova página para escolher que deseja direcionar a publicação. Crie um Público com o mesmo Perfil da Dona Margarida, idade, sexo, cidade, região, e escolha alguns de seus interesses como cosméticos, beleza, saúde, entre outros.

Toda vez que fizer uma postagem em seu blog para esta Persona, é só repetir todo o processo, aproveitando o mesmo público criado, no caso o público da Persona 1. O ideal é ter várias personas, se possível uma para produto ou serviço da sua empresa. Para Você ter uma ideia, temos cliente com mais de cem Personas definidas.

Talvez Você diga: Ah, mas não tenho orçamento suficiente no momento!

Não tem problema, comece com uma ou duas, a medida que seu faturamento vai aumentando, Você obviamente vai criando mais Personas e Impulsionando mais conteúdo.

Estas simples ações fatalmente vai atingir sua Persona, levá-la até seu site, por um custo muito pequeno, repito, Você pode impulsionar uma postagem no Facebook a partir de 1 real por dia. Lembra que a Dona Margarida só consegue ter tempo para acessar o Facebook aos fins de semana? Pois é, Você irá gastar apenas um real no sábado e um real no domingo.

É lógico que para cada Persona Você irá impulsionar um artigo diferente, em dias diferentes da semana. É uma dica simples, mas que aos poucos vai trazendo tráfego segmentado para seu blog, e o conteúdo vai se encarregar de fidelizar seu futuro cliente, alimentando-o até a hora que esteja disposto a realizar uma compra. Ai deia é estar sempre por perto, sempre ás vistas do cliente.

Relembrando para fixar…

Bom, agora é com Você… Organize seu site, selecione seu público alvo, crie suas Personas, alimente corretamente seu blog e divulgue seus artigos onde suas personas gostam de ficar.

Como aumentar suas vendas - Relembrando para fixar

A Partir do momento em que seu blog começar a ter uma boa movimentação, será a hora de criar seu próprio funil de vendas. Já nesta etapa o conteúdo deverá ser focado em cada etapa do funil.

Como falei lá no inicio, Você já poderá aplicar estas dicas agora mesmo, comece organizando seu site, após ter criado suas personas, volte aqui em nossos site e adquira um lote de palavras para alimentar cada uma de suas Personas, iremos separar um redator Profissional que vai analisar sua concorrência e produzir os melhores conteúdos de acordo com seu negócio.

Lembre-se Você vai precisar do conteúdo certo para atingir o cliente certo!

Seguindo os passos citados acima, Você nunca mais vai se perguntar: Como aumentar as vendas? Ou o que meu site precisa para vender mais?

Estas são apenas dicas inicias, ao longo dos próximos dias iremos postar aqui outras técnicas e ferramentas que irão ajudar a transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas, são técnicas simples que usamos todos os dias com os sites de nossos Clientes fixos, e que os colocam entre os que mais faturam no país.

PS: Viu, Você leu todo o texto e eu não lhe vendi nada, rsrs!

Até a próxima…

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.