O que é preciso para classificar no Google e quanto tempo você tem que esperar antes até que seu site apareça nas primeiras posições?
Não existe uma fórmula mágica para a classificação de um site no Google nem há alguém que pode dizer quanto tempo vai demorar para chegar às primeiras páginas. A partir da experiência, embora existam alguns fatores que desempenham um papel importante e é isso que eu vou tentar explicar neste artigo.
Fatores que afetam o tempo para o site, blog ou post classificar no Google
O Google tem dito repetidamente que eles estão usando mais de 255 fatores em seu algoritmo de classificação, mas os fatores mais importantes que também estão relacionados com o tempo que leva para classificar no Google são os seguintes:
Idade do domínio – Um site que é velho e confiável é mais provável ter a classificação mais elevada nos resultados de pesquisa do Google do que um site mais recente, desde que outros fatores permaneçam iguais. Isso não significa que um novo website não possa alcançar uma boa classificação, mas isso simplesmente significa que vai demorar mais tempo.
Um domínio é considerado novo quando ele está ativo (não estacionados) por menos de 6 meses. Após o período de seis meses você pode começar a receber algum tráfego grave dos motores de busca.
Domínio Limpo – Este é outro fator que pode trabalhar a favor ou contra os seus esforços para classificar no Google. Um domínio limpo é um site que não tenha sido penalizado pelo Google ou por uma penalidade manual ou algorítmica.
Como você pode saber se o seu domínio está limpo? Existem 2 maneiras de fazer isso:
- Entre no Google webmaster tools, clique em um site para ir para o painel de instrumentos e selecione ‘ações manuais’ no menu tráfego de pesquisa. Se você ver a mensagem “ações de spam na Web nenhum manual encontrado ‘, em seguida, isso significa que o site não tem quaisquer penalidades manuais.
- Além manual, você também deve verificar a aplicação de sanções algorítmicos. A melhor maneira de fazer isso é fazer login no Google Analytics (ou na ferramenta de análise que você está usando) e ir para o relatório de fontes de tráfego. Selecione Google como fonte de tráfego e defina o período desde o início do ano. Preste atenção para quaisquer mudanças drásticas no tráfego e comparar as datas estes acontecem com a história Google mudança do algoritmo. Se você vê uma conexão entre as datas que você perdeu o tráfego e a data Google lançou mudanças, então você sabe que seu site foi penalizado e, dependendo do tipo de mudança que você pode começar a trabalhar em sua recuperação.
Se o seu domínio não está limpo, em seguida, será uma perda de tempo tentar classificar por qualquer termo no Google, porque a sanção aplicada não vai deixar você ranquear-lo. A melhor maneira de continuar é primeiro tentar limpar o seu domínio ou talvez considere partir do início com um novo domínio.
Concorrência para as palavras-chave que você quer – há uma forte concorrência, especialmente para as palavras-chave mais populares assim você deve ser seletivo das palavras-chave que você quer classificar.
O que você deve fazer é segmentar palavras-chave de baixa concorrência até obter altas classificações para elas e depois tentar ir atrás de palavras-chave populares. Rankings elevados para palavras-chave de baixa concorrência trará pouco, mais trará tráfego para você, e com os links de outros sites, isto lentamente irá tornar seu site mais forte e capaz de classificar para termos mais importantes.
Tipo de conteúdo (notícia, artigo, imagem etc.) – Outro fator que afeta o tempo necessário para classificar no Google é o tipo de conteúdo. Publicar notícias irá classificar mais rápido do que posts que não são considerados de notícias. Por exemplo, uma história sobre possíveis episódios de guerra no Oriente Médio é provável que apareça nas primeiras posições mais rápido do que a um post sobre alergias alimentares.
Da mesma forma uma nova imagem do novo príncipe britânico nascido vai chegar ao topo mais rápido do que a imagem que você está enviando para acompanhar o seu novo artigo.
Seleção de título (título SEO otimizado) – Ter um título SEO otimizado é mais importante do que você pensa. Já expliquei antes como escolher títulos usando a ferramenta de palavra-chave, mas o que eu quero esclarecer aqui é que um título otimizado irá ajudá-lo a classificar mais rápido do que um título não otimizado.
Se você é um blogueiro normal ou webmaster ou seja, você tem um site relativamente novo, com um perfil de autor não tão forte e apenas alguns links para seu site, então, mesmo se você escrever o melhor conteúdo, mas escolher o título errado, você não vai classificar para nada, pelo menos no curto prazo.
Eu já vi isso muitas vezes antes e o que eu tento explicar aos meus clientes é a importância dos títulos de páginas especialmente para sites não tão fortes.
O título que escolhi “Quanto tempo leva para se classificar no Google ‘é um título SEO otimizado, ou seja, existem pessoas que procuram esse termo no Google e ele contém palavras-chave. Fiz esta escolha porque eu sei por experiência que eu tenho mais chances de obter uma boa classificação para esse termo (no próximo par de semanas) em vez de por um título não-otimizados, ou seja, “Não espere tão cedo ver o seu site na primeira página do Google”.
Se você tem um site muito forte e perfil, então é possível classificar por títulos não otimizados muito rápido também, mas se isso não for o caso, você pode ser mais seletivo com seus títulos e obter melhores resultados em menos tempo.
Comprimento do Conteúdo – O Comprimento de conteúdo não conta como um fator de ranking. Em termos de tempo necessário para classificar, um artigo grande entre 1500 a 2000 palavras, tem mais chances de classificação mais elevado do que um artigo curto sobre o mesmo tema, porque ele aprofunda mais o assunto, trazendo mais relevância e interação com seus leitores.
Número de lugares / quantidade de conteúdo no site – Este é também relacionado com a idade do domínio como explicado acima. Um post publicado em um site que já tem um número de posts de qualidade publicados, provavelmente irá classificar mais rápido do que um artigo publicado em um site com apenas alguns posts publicados.
Conteúdo Original – Isto nem preciso dizer nada, mas às vezes é importante para esclarecer os conceitos básicos. Não espere classificar o conteúdo não original no Google ou em outros motores de busca. Especialmente agora que o Google e os outros motores de buscas usam a inteligência artificial, o Rank Brain, ele consegue interpretar se o seu conteúdo é único ou não, nem adianta copiar textos em outros idiomas e colar no seu site, porque ela identifica o posicionamento das palavras dentro do artigo,assim embora voc~e seja um mestre em tradução e transliteração, algumas palavras ainda continuarão no mesmo lugar, embora em uma língua diferente, alguns inocentes ainda traduzem usando o Google tradutor, kkk, burrice é foda. Se o site tem conteúdo não original, bem, então mesmo se você publicar conteúdo original, não irá classificar.
SEO é importante – O SEO On Page e Off page, desempenham um papel muito importante não só para a classificação de um novo post ou site, mas também de quanto tempo vai demorar para classificar. Uma campanha de SEO cuidadosamente projetada também vai acelerar o tempo necessário para que novas páginas ou posts classificarem no Google.
Número de referências externas (links) – é muitíssimo que um novo post / página receba um número de ligações naturais, além de útil e valioso também irá escalar o SERPS mais rápido.
Quantas vezes você deve publicar novos conteúdos – A freqüência com que você publica conteúdo, afeta o tempo necessário para classificar uma nova página no Google. Se você tem um horário fixo (ou seja, 2-3 vezes por semana), então provavelmente o seu conteúdo será indexado quase imediatamente, mas nos casos em que você não publica conteúdo novo, muitas vezes, uma vez por mês por exemplo, pode demorar demorar até 30 dias para as aranhas identificarem este conteúdo. Segundo o próprio Google, o ideal seria uma média de 1800 novas palavras por semana, que você poderá dividir em três artigos de 600 palavras.
Se você postar novos conteúdos toda semana, assim toda semana as aranhas irão passar, se posta todos os dias, melhor ainda, passarão diariamente, a questão é a regularidade.
Note-se que a indexação não significa classificação, mas é o primeiro passo no processo.
O que você pode fazer para alcançar uma melhor classificação no Google?
Além do que já foi explicado acima, a fim de alcançar uma melhor classificação no Google você pode seguir estas dicas:
Seja paciente – A paciência é talvez uma das características mais importantes que você precisa ter se quiser ter sucesso online. Os motores de busca são regidos por algoritmos de classificação complexas, eles têm um grande banco de dados para gerenciar, a concorrência é enorme e geralmente, leva tempo para convencê-los que você merece uma das primeiras posições em seus rankings.
Contratar uma agência de SEO confiável – A Internet é muito importante para todas as empresas e, por vezes, quando você não consegue obter os resultados que deseja, talvez seja melhor deixar para os profissionais. A terceirização para uma empresa de SEO confiável talvez seja a melhor coisa a fazer, e não custa tanto quanto você pensa.
Se você precisa de serviço de SEO barato e com mais de 15 anos de mercado, procure esta empresa pelo skipe: rvldn.rosil
Manter a atualização com um bom conteúdo de qualidade original – Não desista, mas continue tentando. Se você não tiver feito tudo o que pode (como a compra de links, por exemplo), em seguida, a perseverança, juntamente com o trabalho de boa qualidade vai obter resultados no futuro.
Trabalhar em sua presença na mídia social – Enquanto espera que o Google encontre e reconheça o seu bom trabalho, você pode usar as mídias sociais para ganhar mais exposição e visibilidade.
Esqueça o Google por um tempo – não fique obcecado com o Google, porque isso vai fazer você cometer erros. Em vez de verificar as suas estatísticas de ranking muitas vezes por dia o que você pode fazer é esquecer Google por um tempo e se concentrar em outras maneiras de aumentar o seu tráfego. Isto não só irá ajudá-lo a ser menos dependente do Google, mas também irá diversificar o seu tráfego e fontes de renda que é necessário se você quiser construir uma sólida presença online.
Conclusão
Leva tempo para obter uma boa classificação no Google. Se você está começando um site agora, então você pode ter que esperar por 3-4 meses até que você veja suas primeiras visitas do Google. Após 6-7 meses e desde que você está trabalhando na direção certa, você pode começar a receber tráfego mais pesado do Google e outros motores de busca.
O que você pode fazer se as coisas não ficarem bem nos primeiros meses, é nunca desistir, mas continuar tentando usando técnicas de Black White e, pois mais cedo ou mais tarde você vai ter a parte do tráfego do Google que você merece.
Até o próximo…
Moura Costa
31/05/2017Muito bom este artigo! Um conteúdo abrangente sobre SEO (que quase sempre é um drama pra maioria dos iniciantes) e bastante didático. Gostei mesmo!
Marcos Araujo
09/12/2017Este sem dúvida, é o conteúdo gratuito mais completo que eu já na internet sobre o ranqueamento de um Blog no Google; eu sou suspeito para falar pois já sou cliente da Fábrica de Artigos e tenho dois Blogs com 100% de conteúdos feito por eles e sempre vou recomendar o serviço deles, um abraço e sucesso.
Jhony Lee
09/12/2017Muito bom este artigo, completo e esclarecedor, a gente faz pesquisas e mais pesquisas para tentar achar um jeito de colocar o nosso site na primeira página do Google e acabamos por pecar pela ansiedade de querer obter resultados do dia para a noite. É um trabalho de formiguinha , que dia após dia vai trabalhando para um dia colher os frutos do trabalho; sucesso para todos.
abel gonçalves
14/04/2018a característica do melhor profissional é realizar um bom trabalho, assim igual a este. com simplicidade e sabedoria. do jeito simples que todos entendem. tudo o que faz se torna uma arte. muito obrigado por me proporcionar este aprendizado . e meus parabéns pelos seus artigos e pelos seus ensinamentos.
Júnior santana
15/06/2023Muito bom seu artigo meu amigo!
Claudio Dias
26/03/2024È muito mais complicado do que se imagina, tenho site bem montado, otimizado,sem spam, imagnes leves e de qualidade, titulos completos e seguindo normas do Google, urls amigáveis,H1,H2,H3,etc nao contém plagio e ja vai para um ano e nada, boa experiência UX, nao constam bloqueio TXT, plataforma Word Press, sitemap. Enfim,pífio no Trafego.o chamado StandBy