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Marketing Digital

20 Segredos para Atrair Novos Clientes!

20 segredos para atrair novos clientes

Encontrar novos clientes não é uma tarefa fácil. Embora exista uma grande variedade de técnicas de vendas, ainda assim, não é nada simples gerar vendas todos os dias. Com a chegada da pandemia, milhares de negócios migraram para a internet e a grade maioria não tem a mínima ideia de como atrair novos clientes, pensando nisso, reunimos abaixo 20 segredos que segundo os Especialistas, ajudarão à alavancar suas vendas e atrair novos compradores, confira!

1º Defina o seu Público alvo

Este é o BAba do vendedor. Não há necessidade de sair e ganhar novos clientes se você realmente não sabe quem está procurando … Portanto, crie uma persona do cliente típico que provavelmente comprará seu produto ou serviço. Em seguida, detalhe seus desejos, suas expectativas, seus hábitos e os lugares onde encontrará informações sobre os produtos.

2º Torne-se conhecido pelo seu Público alvo

Uma vez que seu público alvo esteja definido, chegou a hora de tornar sua empresa e seu produto conhecido. Publique conteúdos informativos em seu site, em sua Página no Facebook, no Instagram, participe de fóruns, Crie um Canal no Youtube … Cabe a você definir o meio de comunicação ideal para atingir seu público-alvo.

3º Expanda sua rede

Existe um antigo ditado que “uma andorinha só, não faz verão”, desta forma, uma boa dica para atrair novos  clientes é expandir sua rede de contatos. Participe de grupos de vendas no Facebook e WhatsApp, crie conexões em sites como Linkedin, Mercado livre. Ao fazer novas amizades, Você terá contato com outros empresários que poderão apresentá-lo a futuros clientes. Ofereça publicar conteúdos em seus sites, linkando para o seu, esta técnica chama-se guest posting e é muito eficiente para gerar novos leads, além de melhorar o SEO de seu site.

4º Potencialize suas redes

Você seguiu ao da letra o segredo anterior, muito bem! Mas, agora chegou a hora de atrair novos clientes e fazer boas vendas. Ofereça os seus serviços ou produtos aos seus contato mais próximos. Por exemplo, digamos que seu negócio seja mercadinho, procure em sua rede, quais contatos possuem um restaurante e crie planos personalizados para fornecer-lhes produtos alimentícios que costuma utilizar no dia a dia do restaurante.

Se Você possui uma loja de roupas, verifique junto aos seus contatos através de suas redes socais, com que frequência eles costumam viajar, como se divertem, quais lojas costumam visitar, que locais costumam frequentar, enfim, ao montar um mapa do comportamento dos seus contatos, é possível oferecer boas ofertas em ocasiões especiais como aniversários, casamentos, festas, etc.

5º Comunique-se nas redes sociais

Todo mundo fala, hoje as marcas devem estar presentes nas redes sociais. Com certeza, mas ainda é preciso saber usá-las bem! Crie uma página comercial do seu negócio no Facebook e Instagram e as alimente semanalmente com conteúdos relevantes, alternando com suas ofertas. Também ofereça descontos e brindes para todos os Clientes que curtirem uma postagem ou seguirem suas páginas.

Comunique-se nas redes sociais

Toda semana, crie uma oferta de um de seus produtos ou serviços e a publique no Facebook. Deixe esta postagem fixa no topo da página, assim funcionará como uma vitrine para todos que a acessarem para ver seus conteúdos publicados ao longo da semana.

6º Incentive os clientes satisfeitos a testemunhar

Os clientes são os seus melhores embaixadores. Eles poderão lançar um boca a boca entusiasmado sobre o seu produto que se espalhará rapidamente e chegará a novos clientes potenciais. Geralmente as pessoas costumam dar preferência a produtos e serviços indicados por parentes e amigos que confiam, pois já tiveram a experiência de usá-lo. É o que chamamos no marketing de conteúdo de lead passivo ou ganho sem palavras.

7º Posicione-se como um especialista

O que convencerá os clientes a virem até você? O Que Você acha que vai atrair novos clientes? Você sabe realmente o que oferecer ao Cliente?

As pessoas tendem a confiar em pessoas sábias, portanto, coloque-se como um especialista na área, se possível, ofereça um Ebook especializado, publique artigos eficientes e claros e compartilhe em suas redes sociais. As dúvidas fazem parte de todo processo de compra e venda, portanto, ofereça um canal exclusivo para tirar dúvidas, se possível, crie um grupo no WhatsApp exclusivo para tirar dúvidas e eliminar possíveis objeções dos seus Clientes.

Você também pode criar seu próprio call center ou adicionar um chat online para falar com todos os usuários que visitam seu site. As vezes uma pequena dúvida, pode barrar uma venda. Sempre demostre ao seu cliente que conhece seu próprio produto ou serviços, em caso de maiores informações, agende uma oportunidade para falar pessoalmente com o Cliente, e orientá-lo até o fechamento da venda.

8º Crie um site eficaz

Hoje, a maioria dos consumidores começa navegando na Internet antes de decidir sobre suas compras. Portanto, concentre seus esforços em criar um site eficiente. Este deve ser claro, preciso e bem organizado. Também preste atenção ao estilo: um site “antigo” não vai aumentar o impulso de compra e ainda vai representar muito mal a sua empresa!

Criar um site é como abrir uma nova loja, precisa de todo o profissionalismo possível, desta forma, evite serviços baratos e com baixa qualidade. Um site deve limpo, claro, com um designer moderno e imagens de boa qualidade. Este também precisa ter um Blog para que possa publicar regularmente conteúdos úteis para informar e manter seus Clientes junto de seu negócio.

9º Diversifique sua oferta

Se o seu produto ou serviço não atrai clientes suficientes, uma solução é oferecer outra. Uma ideia simples, até simplista, mas que pode surtir efeito! Analise a tendência do seu mercado e pense cuidadosamente sobre o que o seu público-alvo espera … Tudo o que você precisa fazer é aproveitar a onda do sucesso.

Faça uma lista dos seus principais produtos e serviços e veja como melhorar sua apresentação. Se possível crie combos, kits, case produtos com serviços, por exemplo, se você vende comida por Delivery, pode oferecer a entrega grátis ou a bebida grátis como acompanhamento.

Se você vende veículos, para atrair novos clientes poderá oferecer lavagens ou revisões gratuitas. Você pode criar combos com outros produtos menos vendidos, desta forma irá diversificar as vendas e aumentar a rotatividade de seu estoque.

10º Melhore sua abordagem comercial

Como Você oferece o seu produto? Você é um vendedor chato, insistente que procura vender a qualquer custo? Seu site é lotado de banners, publicidade, links e poluição visual? Se a resposta for sim para ambas perguntas, Você terá problemas para atrair novos Clientes.

A internet mudou o hábito de compra dos consumidores, ela possibilita escolher os melhores produtos e serviços a qualquer hora, o que na maioria das vezes dispensa a ajuda de um vendedor fixo. Para melhorar suas vendas, primeiro conheça o seu produto, saiba quais os seus diferenciais em relação ao concorrentes, em seguida, conheça o perfil de seus Clientes como: quais sites costumam comprar, quais redes sociais utilizam, que horas estão online, qual a renda média, porque comprariam de Você.

Com base em todas estas informações, crie conteúdos focados em cada tipo de Cliente, melhorar a abordagem é importante não apenas para atrair novos Clientes, mas, para acelerar no processo de venda.

Tenha cuidado para não ser invasivo, respeite seus Clientes e evite vender sempre. Ofereça conteúdo de valor, ganhe a confiança deles, assim, lembrará de Você na hora da compra.

11º Fale de vez em quando com seus Clientes

Com a chegada dos Smartphones e aplicativos de mensagens, hoje é possível entrar em contato com seus Clientes sempre que desejar. Faça uma lista dos seus Clientes mais fiéis, verifique com que frequência ele visita seu negócio e quanto em média costuma gastar.

Fale de vez em quando com seus Clientes

Agora, reserve um tempo para enviar-lhe uma mensagem agradável, como por exemplo, deseja-lhe felicidades no seu aniversário ou enviar-lhe um conteúdo útil que pode servir de ajuda. Hoje é importante criar um bom relacionamento com seus Clientes, está sempre por perto, afinal quem não é visto não é lembrado.

12º Explore as várias técnicas de promoção

A internet possibilita colocar em prática várias técnicas de promoção e abordagens. Crie campanhas de marketing digital diferentes, por exemplo:

Abordagens no Facebook – Crie uma Campanha de anúncio no Facebook e direcione apenas para pessoas em sua cidade.

Crie um Quiz ou uma pesquisa bem humorada em sua página no Facebook, como por exemplo, quais produtos o Cliente usaria com mais frequência. Um bom exemplo deste tipo de abordagem é a página da Coca Cola Brasil, mês passado, ela criou um Quiz perguntando: “Qual refrigerante mais combina com Pipoca? As opções eram Sprite, Coca cola ou Fanta Uva. Como resultado, a postagem aumentou em mais de 5 mil o número de seguidores da página.

Abordagens no Google – Crie uma Campanha de anúncios no Google Ads e foque apenas em promover os produtos mais caros, depois crie outra campanha, desta vez, focando apenas nos mais baratos. Este tipo de abordagem permite avaliar qual produto tem mais saída e qual é mais fácil a venda.

WhatsApp Business – O Facebook possui um aplicativo focado em vendas chamado WhatsApp Business, com ele é possível divulgar produtos e links dentro dos maiores grupos do aplicativo. Também é possível segmentar de acordo com a região, interesses e quantidade de participantes, uma abordagem direta e bem barata em relação a outros tipos de publicidade.

13º Renove sua imagem

Como anda a imagem de sua empresa? E a fachada da loja, parte interna, fardamento dos colaboradores, publicidade nos veículos, suas embalagens, como você entrega seus produtos, como realiza seus serviços? De cara Você não percebe, mas, a imagem e como as pessoas veem seu negócio é a sua primeira ação de marketing.

Se a sua logo dá a impressão que foi eu avô quem a fez, está na hora de renovar sua imagem. Dê uma repaginada geral, mude cores, fachada, uniformes, adesive os veículos, mude seu site, suas redes sociais, ofereça mais modernidade e inovação aos seus Clientes.

Não à toa, as empresas de tecnologia são as mais bem sucedidas no mundo, elas estão sempre renovando suas imagens e produtos, um bom exemplo disso é a SONY, a cada nova geração do PlayStation, a marca se renova e os modelos se tornam mais futuristas e atraentes ao olhos dos consumidores. Veja abaixo a sua evolução até os dias atuais:

Atrair novos clientes - A evolução do PlayStation

14º Para atrair novos Clientes, Melhore o seu SEO

Pois poucas pessoas terão o reflexo de chamar o encanador cujo site está posicionado na 2ª página no Google… Por isso, para atrair novos clientes, invista em SEO e coloque seu site bem posicionado nas principais palavras chave do seu nicho, o Google pode garantir que milhares de pessoas vejam seus produtos ou serviços.

Não deixe de ver também nosso artigo especial: Sinais que sua Empresa Precisa de um Especialista em SEO

15º Escute a opinião de seus Clientes

A opinião de seus Clientes é um fator importante para conhecer melhor os seus produtos e serviços, além de ajudar na melhoria dos mesmos. Utilize seu site para perguntar aos seus consumidores os pontos positivos e negativos de seus produtos, crie pesquisas, reviews e deixe-os comentar a vontade.

Uma pesquisa realizada pelo site Mercado Livre, descobriu que 82% dos Cientes só compravam após consultar a opinião de outros clientes. Produtos com boa qualificação são os mais procurados, mesmo que estes tenham um preço um pouco mais elevado que os demais concorrentes.

As redes sociais são boas ferramentas para ouvir a opinião de seus Clientes. Promova pesquisas, peça para comentarem francamente sobre seus produtos e agradeça a cada feedback, mesmo que alguns destes sejam negativos.

16º Observe o seu mercado e inspire-se com as boas ideias dos concorrentes

Seu Concorrente não é seu Inimigo! Quando Ayrton Senna perdeu sua vida no grande Prêmio da Itália em 1994, o seu maior concorrente na época, o francês Alain Prost, declarou que ‘jamais voltaria a pilotar novamente um carro de Fórmula 1, pois, sem o seu principal concorrente não havia mais graça ou motivação’.

Hoje não se trata mais de copiar, mas de estudar o posicionamento de seus concorrentes para detectar suas boas ideias, aquelas que atraem todos os seus clientes potenciais. Reserve um tempo para estudar seus principais concorrentes, o que eles possuem que os diferencia do seu negócio, como vencê-los honestamente e como atrair uma fatia de mercado que eles não exploram ainda.

Observe como anda a presença digital deles, suas ações de marketing. Sempre observe seus sites, redes sociais, qual o público mais interage com cada publicação, quais as reclamações dos seus clientes, quais os seus produtos mais conhecidos e vendidos.

17º Encontre novas redes de distribuição

Faça um mapeamento de seus produtos ou serviços mais vendidos, veja quais locais estes são mais utilizados e onde podem se encaixados. Por exemplo, se você possui um salão de beleza, também poderá atingir mercados externos como asilos, casas de massagem, hotéis, pousadas, escritórios, entre outros.

Nos EUA é comum os Cabeleireiros atenderem o cliente em seu escritório, as vezes, você tem uma reunião de negócios de última hora e não terá tempo para passar no salão, assim, algumas empresas oferecem os serviços onde o cliente está. Se você possui um produto que possa atingir diferentes públicos e regiões, seria interessante começar a explorar estes novos pontos de distribuição.

18º Faça Parcerias

As parcerias comerciais são fundamentais para o seu de negócio. Verifique quais empresas a sua volta podem complementar seus produtos e serviços e faça parcerias com eles. Por exemplo, se você tem um restaurante, poderá fazer parcerias com motoboys ou taxistas para entregar sua comida ou pegar seus clientes em casa, levar e trazer até o seu estabelecimento.

Um outro exemplo, se você tem uma academia, poderá fazer parcerias com farmácias para fornecer suplementos e energéticos ou criar uma parceria com uma loja especializada em moda fitness e oferecer aos seus alunos. É sempre possível fazer boas parcerias que agreguem valor ao seu negócio.

19º Invista em Conhecimento

Todas as ideias que permitirão que você melhorar sua imagem e se aproximar mais de seus clientes é sempre bem vinda. Participe de workshops práticos, leia mais sobre tráfego, marketing de conteúdo, gestão, informe-se, o conhecimento só vai ajudar a melhorar seus números e atrair novos clientes.

20º Invista em Conteúdo

Todas as ações de marketing envolvem um bom Conteúdo. Publicar informações úteis vai aproximar seus clientes, melhorar sua relação com eles, além de fidelizá-los. O Conteúdo que você posta em seu Blog deve ser focado em resolver os problemas de seus clientes, que possam de fato, impactar positivamente suas vidas.

Invista em Conteúdo

Crie e mapeie suas Personas, crie um funil de vendas alimente cada etapa com conteúdos relevantes, que demonstre autoridade, mostre aos seus consumidores que entende do assunto e pode ser a melhor solução para seus problemas.

Para atrair novos Clientes é importante ganhar a confiança deles e oferecer conteúdos gratuitos, bem elaborados, vai mostrar a sua preocupação em atendê-los bem, isso gera autoridade e confiança, fatores importantes quando o cliente está tomando a decisão de compra.

E aí, vamos atrair novos Clientes ao seu negócio?

Se Você tem um negócio e está com dificuldades para gerar novas vendas e principalmente fidelizar os seus clientes, Fale Conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a) a desenvolver uma Estratégia Poderosa que vai alavancar definitivamente às suas vendas!

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