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Marketing de conteúdo

5 Razões Pelas Quais o Marketing de Conteúdo Funciona e 5 Motivos pelas Quais ele Não Funciona

marketing de conteudo - Fabrica de artigos

Não é segredo que o marketing de conteúdo é uma tática amplamente adotada. Na verdade, mais de 90% dos profissionais de marketing B2B dizem que estão usando isso para atingir suas metas de negócios maiores, de acordo com a pesquisa realizada pelo Serasa Experian em de 2018. No entanto, apenas 24% dos profissionais de marketing consideram o marketing de conteúdo extremamente ou muito bem-sucedido.

Agora por que o marketing de conteúdo está funcionando muito bem para alguns profissionais de marketing, mas não para outros? O que torna o marketing de conteúdo tão eficaz e o que faz com que (seus esforços de marketing de conteúdo) sejam uma porcaria, sem resultados?

Não se preocupe, vamos abordar tudo sobre isso. O conteúdo está no centro de tudo o que fazemos aqui na Fábrica de Artigos. Fizemos um estudo entre mais de cem sites que administramos todos os meses e com aqueles que são apenas Clientes avulsos, com base nos resultados, vamos nos aprofundar em algumas das principais razões pelas quais os esforços de marketing de conteúdo são bem-sucedidos ou insuficientes. Espero que essa percepção possa ajudá-lo a melhorar sua própria estratégia de marketing de conteúdo de forma a ampliar seus resultados.

5 razões pelas quais o marketing de conteúdo funciona

marketing de conteúdo e leads qualificados

# 1 – Você está resolvendo um problema.

Embora esse seja um conceito fundamental do marketing, ele precisa ser mencionado. Simplificando, o marketing de conteúdo funciona quando você é capaz de criar e fornecer conteúdo que resolve um problema específico e relevante para o seu público.

Os compradores estão cada vez mais auto-direcionados em suas pesquisas e decisões de compra, principalmente quando digitam suas perguntas aos mecanismos de busca para encontrar respostas. É por isso que não é surpresa que a maioria das buscas comecem com: como, o que, onde, quando e por quê. Seu público-alvo está à procura de conteúdo que possa fornecer a melhor resposta, seja um tutorial, um guia, lista de verificação ou outro recurso que possa ajudar a resolver seus problemas.

Assim, quando o seu conteúdo fornece exatamente o que o seu público está procurando e onde ele está procurando, você pode ganhar tráfego, fomentar o engajamento e estimulá-lo à ação.

# 2 – Você está direcionando seu público ideal.

O marketing de sucesso envolve que você seja capaz de entregar a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa e na plataforma certa. O método “publique e reze”, da qual está usando para exibir seu conteúdo e esperando que sua mensagem grude, não pode ajudá-lo a fazer isso. Mas, quando feito corretamente, o marketing de conteúdo permite que as marcas direcionem as pessoas específicas e alcancem seu público ideal.

Quando o conteúdo é personalizado para abordar pontos problemáticos do comprador e perguntas comuns, você pode capturar tráfego e leads mais qualificados, o que aumenta o valor geral dos seus esforços de marketing de conteúdo. Em nossa experiência, os profissionais de marketing de conteúdo iniciam definindo as personas do comprador, identificando seus pontos problemáticos relevantes e mapeando-os para o conteúdo que podem ser úteis com base nas oportunidades de SEO e no funil de vendas (por exemplo, listas de verificação, definições, infográficos etc. ).

# 3 – Quando você aproveita dados e insights de clientes.

Vivemos na era do big data. Todo profissional de marketing tem dados. Todo profissional de marketing sabe que os dados são poderosos. E os profissionais de marketing mais inovadores estão aproveitando os dados e seus conhecimentos práticos para obter insights que podem ser utilizados em sua estratégia de marketing.

Com os dados sendo despejados em serviços como o Google Analytics , você pode ver onde seu público está caindo, como ele gasta seu tempo no seu site ou qual conteúdo tem a melhor taxa de conversão. Além disso, existem muitos provedores de dados públicos de terceiros que podem ser emparelhados com seus próprios dados para obter mais informações. Com essas informações, você pode otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo com base em sua análise para gerar melhores resultados.

# 4 – Você está subindo no ranking.

Todos sabemos que os mecanismos de pesquisa ajudam o público a encontrar conteúdo. Mas sem conteúdo, uma marca tem pouco valor de SEO.

Como resultado, os profissionais de marketing de conteúdo de sucesso não contam apenas com as páginas principais do site para atrair tráfego orgânico. Os sites que estão focados em SEO desde o início, são capazes de criar conteúdo estratégico de várias formas em seus próprios canais digitais para expandir seu alcance, aumentando consideravelmente suas chances de atrair mais tráfego orgânico para gerar resultados.

# 5 – Você está mostrando credibilidade, não dizendo.

Como os clientes sabem que você é uma autoridade em seu setor? Ou que você é uma fonte confiável de informações?

Quando bem feito, o marketing de conteúdo permite que você se torne a melhor resposta para o seu público, mostrando-lhe repetidamente que você tem o que ele procura. Isso cria confiança entre você e seu público, pois eles começam a vê-lo como um especialista nos assuntos que você discute. E como a confiança é forte, você pode influenciar mais efetivamente os clientes em suas decisões de compra.

A criação de conteúdo especializado que é considerado autoritativo também traz outros benefícios. De fato, um estudo da inPowered descobriu que o conteúdo especializado aumentou a conscientização em 88% a mais do que o conteúdo que existe nas páginas de serviço de um site, e aumentou a consideração de compra em 38% a mais. Sites que possuem um editorial, e postam novidades toda semana, geram conversões na casa de 15 a 20%.

Construir confiança através de conteúdo credível vem de muitas formas. É claro que capitalizar o SEO é uma peça importante do quebra-cabeça. Mas os profissionais de marketing bem-sucedidos entendem que a integração tática de vários tipos de conteúdo é essencial. Entre algumas dessas diferentes táticas de aumento de credibilidade estão o conteúdo de influenciadores , entrevistas com funcionários e pesquisas e estudos originais.

5 razões pelas quais o marketing de conteúdo não funciona

motivos pelos quais o marketing de conteudo nao funciona

# 1 – Você não tem os recursos.

O marketing de conteúdo não é uma tática de marketing do tipo “postei e pronto”. As marcas que começam a publicar e não conseguem cumprir um cronograma podem descobrir que o público se torna desinteressado, fazendo com que o tráfego diminua e os mecanismos de pesquisa notem a falta de publicação.

Mas, para a maioria dos donos de site, é mais fácil falar do que fazer. Cada parte do conteúdo pode levar horas para pesquisar, editar, reforçar palavras-chave e vincular outras partes do conteúdo. Todo esse tempo se acumula rapidamente, consumindo recursos adicionais e aumentando os custos do marketing de conteúdo.

Se você decidir em uma cadência de postagem diária, semanal ou mensal, a chave é permancer com ela.

# 2 – Você está colocando quantidade, não qualidade.

Outra chave para o sucesso do marketing de conteúdo é a qualidade. Por quê? Seu público e mecanismos de pesquisa exigem conteúdo de alta qualidade e autoridade. Negócios que não dedicam tempo ou esforço suficiente ao seu conteúdo, e certificando-se de que ele realmente atende a um propósito, provavelmente descobrirão que seu público não quer ouvir o que ele tem a dizer.

Com o público-alvo fora de sintonia, os mecanismos de pesquisa também podem ver seu conteúdo como menos valioso, diminuindo suas classificações e impressões. E então você fica perguntando:

EU NÃO TÔ ENTENDENDO? MEU BLOG TEM UMA CARRADA DE POSTS E NADA? 

# 3 – Sua concorrência está crescendo.

Onde quer que você olhe hoje, você é confrontado com conteúdo. Conteúdo vive em nossos feeds de notícias de mídia social, caixa de entrada de e-mail, mensagens de texto, celular e muito mais. Marcas e meios de comunicação estão todos competindo pela atenção de um indivíduo através do conteúdo, criando um mercado muito saturado que está maduro com a concorrência. E se você estiver praticando o marketing de conteúdo, poderá rapidamente começar a competir com você mesmo.

Por exemplo, os sites que postam com muita frequência podem diminuir seu engajamento geral com o público. Ou, eles poderiam começar a criar conteúdo que é semelhante a coisas que eles publicaram no passado, canibalizando a partir de seu próprio trabalho. O Portal do Techmundo.com experimentou essa queda no engajamento ao aumentar seus posts de dois a três por semana. O aumento nas postagens do blog por semana resultou em uma diminuição de 236 compartilhamentos sociais por postagem e uma diminuição nas visualizações de páginas por postagem no blog.

Em termos simples, passaram a postar bobagens sem importância 3 vezes por semana, ao invés de um bom conteúdo todas as sextas. Resumindo… menos tráfego, menos anunciantes, menos dinheiro no caixa.

# 4 – O impacto do seu conteúdo é difícil de ver.

Com métricas que não se traduzem diretamente em receita, provar o valor do marketing de conteúdo pode ser difícil. O que importa de verdade são os números reais, sobre os negócios que você gerou, não as exibições de página que você conquistou ou a duração média de permanência de um usuário. Embora essas coisas sejam valiosas, elas não provam que você cresceu seu negócio, apoiou sua equipe de vendas ou produziu novos leads.

Por exemplo, é um desafio provar que, só porque alguém leu o seu mais recente eBook, sentiu-se motivado o suficiente para comprar o seu software ou usar os seus serviços. Como o impacto do conteúdo é tão difícil de medir, as marcas lutam para determinar se o conteúdo está funcionando ou não.

# 5 – você é impaciente.

De modo geral, o marketing de conteúdo não produz resultados imediatos a curto prazo, como uma promoção ou venda tradicional. As estratégias de marketing de conteúdo são projetadas para alcançar seu público em vários pontos de contato durante a jornada.

É claro que vitórias de curto prazo são frequentemente obtidas com um plano estratégico de marketing de conteúdo, mas no final das contas, o marketing de conteúdo é realmente um jogo a longo prazo. Trata-se de produzir valor a longo prazo e fortalecer seus relacionamentos com clientes.

Como resultado, isso significa que você precisa de tempo para realmente aumentar o ROI de seu conteúdo em algo que valha a pena e produz um retorno positivo. Então, se você não tem um negócio a longo prazo, o marketing de conteúdo não vai servir para você.

Agora se planejou direitinho seu negócio, tem tempo e paciência para esperar os resultados acontecerem, conseguir clientes e a falta de dinheiro não serão mais problemas.

Para que você tenha uma ideia, grandes marcas como NetFlix e Santander, começaram a investir em marketing de conteúdo ainda em 2008, e só começaram a ter retorno a partir de 2015. Valeu a pena esperar, hoje são marcas consolidadas com lucros estratosféricos, enquanto a maioria dos seus concorrentes, já nem existem mais.

Uma estratégia de conteúdo sob medida

Do valor do SEO à liderança do pensamento, há muitas razões pelas quais o marketing de conteúdo realmente funciona. Mas há muitas razões para que não funcione. O bom conteúdo é difícil de manter e há muitos competidores competindo pela atenção de seu público.

Mas se você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo que supere esses desafios e aproveite esses benefícios, poderá ver resultados incríveis de suas campanhas.

Não tem certeza de como você deve começar a alterar sua estratégia? Ou Precisa de uma analise completa e minuciosa de seu site ou Blog, para saber o rumo certo a tomar?

Então, entre em contato conosco, e fale com um de nossos Especialistas em Marketing de Conteúdo, eles lhe mostrarão a direção certa a tomar e como chegar lá sem gastar rios de dinheiro.

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Até a próxima!

Comment (1)

  1. EDSON SILVA
    26/08/2018 Responder

    excelente conteúdo… acabou de ganhar um cliente

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