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As Bases do Bom SEO: As Tarefas Mais Importantes (parte 1)

As Bases do Bom SEO

Ninguém nunca disse que o bom SEO é fácil. Ele não requer apenas uma infinidade de métodos diferentes que evoluem com o tempo e não seguem um padrão específico, mas também é afetado pelas políticas de mecanismos de pesquisa em constante mudança.

No entanto, SEO é realmente bastante metódico. Embora você precise misturar e combinar vários fatores on-page, off-page, locais e outros para criar uma estratégia eficaz de SEO, você não pode simplesmente começar em qualquer lugar. Você deve priorizar tarefas – do básico ao avançado SEO – para ter sucesso.

Se você não começar estabelecendo uma base, acabará gastando muito tempo sem alcançar os resultados necessários para sustentar sua lucratividade.

Configurar e verificar ferramentas de SEO

Ferramentas SEO

O bom SEO lida com dados, portanto, sua primeira prioridade deve ser garantir que suas ferramentas coletem e analisem esses dados estão funcionando corretamente. Os mais importantes são:

  • Google Search Console . Você não poderá acompanhar o desempenho de um site na pesquisa do Google sem isso. Também é útil para análise de palavras-chave, implementação e correção de SEO técnico e análise de fatores de UX, por exemplo
  • Bing Webmaster Tools . Embora não seja tão popular no Brasil quanto o Google, cerca de um quarto de todas as pesquisas são realizadas usando o Bing, e possui alguns recursos úteis que permitem aos usuários analisar palavras-chave, links de entrada, tráfego e muito mais
  • Google Analytics . Verifique se sua conta do Google Analytics está conectada ao Google Search Console e configure relatórios e metas específicos para acompanhar as estatísticas de desempenho de seu website (por exemplo, tráfego, páginas de melhor desempenho, exibições de página, taxa de rejeição, CTR)
  • Yoast SEO para WordPress . Como o WordPress é um dos sistemas CMS mais populares da Web, é provável que você use o plugin Yoast SEO. Intuitivo e fácil de usar, ajuda com títulos, meta descrições, URLs, palavras-chave e qualidade de conteúdo. Mais técnicas, como sitemaps e robots.txt, também são abordadas.

Pesquisa de palavras-chave

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave são a base de todas as atividades de SEO. Depois de garantir que suas ferramentas de SEO façam seus trabalhos, descubra quais palavras-chave você precisa otimizar e quais erros precisa corrigir para evitar penalidades. Há três áreas principais a serem lembradas:

  • Otimização excessiva. O preenchimento de palavras-chave o colocará rapidamente do lado errado do Google, portanto, você deve garantir que as palavras-chave sejam colocadas naturalmente (você perceberá se a super otimização é um problema). Em média, você deseja ter até cinco palavras-chave e palavras-chave “obrigatórias” por página.
  • Palavras-chave de cauda longa. É importante não usar uma palavra-chave repetidamente, portanto, para otimizar a intenção do usuário, colocar palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo é imprescindível. Use o Google Suggest, o Google Keyword Planner e a Keyword Tool para pesquisar as palavras-chave de cauda longa que seus clientes pesquisam.
  • Sinônimos e LSIs. Outra maneira de mostrar ao Google que você atende seu público é incluir várias variações de sinônimos de palavra-chave e frases LSI (Indexação semântica latente) em seu conteúdo. Como regra geral, essas são palavras-chave de baixa concorrência e você pode classificá-las facilmente. Realize algumas pesquisas usando o Quora, o Reddit e outros fóruns para descobrir quais palavras-chave seus clientes usam nas pesquisas. Ferramentas como KWFinder , LSIGraph e Answer The Public também podem ajudar.

Bom SEO – Otimização local

seo local

Para melhorar o ranking do seu site nos motores de busca, você deve fornecer sinais claros de que suas páginas são melhores que as de seus concorrentes. Em outras palavras, você precisa se destacar no SEO on-page. Aqui estão algumas áreas-chave para se concentrar:

  • De acordo com a pesquisa de rankings do motor de busca que fizemos para nossos clientes de SEO , URLs mais curtas tem uma classificação de palavra-chave melhor do que URLs mais longas. Como o Google prefere esse formato, naturalmente faz sentido encurtá-los e colocar sua palavra-chave de destino na URL para torná-la mais descritiva.
  • Tags e descrições Títulos, legendas, tags alt e meta descrições são fatores importantes de SEO na página. Garanta que:
    • Todos eles apresentam sua palavra-chave segmentada;
    • O título não exceder 70 caracteres;
    • As tags h1, h2 e h3 são verificáveis ​​(ou seja, permitem que os usuários obtenham o significado de uma postagem sem lê-la);
    • A tag alt permite que os usuários descubram o significado da imagem, se ela não for exibida na página;
    • As descrições de meta são descritivas e apresentam LSIs para a intenção do usuário.
  • Links externos . Links para sites confiáveis ​​e autoritativos são indicadores de que um conteúdo é bem pesquisado e bem referenciado. Além disso, eles fornecem valor adicional aos usuários. Use entre cinco e oito links externos em seus conteúdos com mais de 1500 palavras (estes são os melhores para ranquear no Google).
  • Links internos. Você deve vincular suas páginas para criar caminhos de rastreamento para os bots do Google e funis de conversão para seus usuários. Coloque entre dois e cinco links internos por conteúdo.
  • Estrutura do website , navegação e fatores UX. De acordo com a regra de três cliques , os usuários devem ser capazes de encontrar qualquer informação em um site dentro de três cliques do mouse. Não importa quanto sentido essa regra faça, tudo se resume ao fato de que qualquer site deve ser fácil de navegar e usar, e sua estrutura é simples e coesa.

Conclusões

Neste artigo, compartilhamos as tarefas mais importantes de um bom SEO em relação a ferramentas de SEO, pesquisa de palavras-chave e fatores de otimização na página.

Essas três áreas são a base de qualquer campanha de um bom SEO, pois permitem que você colete e analise dados com eficiência, otimize as palavras-chave que seus clientes pesquisam (e, assim, direcione tráfego segmentado) e aprimore seu website otimizando URLs, tags, descrições e estrutura , navegação e UX.

Outras áreas a serem lembradas são o SEO técnico (especificamente, os fatores relacionados à compatibilidade com dispositivos móveis e velocidade de carregamento), conteúdo e otimização fora da página. Estes serão discutidos no próximo artigo.

Até lá!…

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